TÉCNICAS DE LIMPEZA

O processo de restauração mais fácil é a limpeza. Através dos anos, mesmo os móveis que são bem cuidados podem ficar embaçados ou grudentos devido a camadas de cera e pó. Em muitos casos, essas camadas podem ser removidas com um lustra-móveis à base de óleo. Esses produtos vão passar através das camadas de sujeira e cera. Eles estão disponíveis em lojas de móveis, supermercados e lojas de tintas.

Seguindo as instruções do fabricante, aplique o produto com um pano macio e deixe por 1 ou 2 horas. Então, limpe o produto com outro pano. Repita o processo, usando bastante produto, até que a madeira esteja limpa e lustrada. Pode-se precisar de quatro a cinco aplicações. Lustre a madeira limpa levemente para remover o excesso de óleo.

Se o lustra-móveis não resolver, remova a sujeira com uma solução de água morna e detergente líquido. Use pouco e trabalhe rapidamente: não ensope a mobília ou despeje a solução sobre ela. A água pode deixar o acabamento de laca ou goma-laca esbranquiçado (o mesmo acontece quando um copo deixa uma marca na mesa). Quando o móvel estiver limpo, enxágüe-o com um pouco de água (cuidando para não molhar demais) e depois seque cuidadosamente a madeira por completo com um pano macio ou uma toalha.

Deixe a madeira secar completamente. Se o acabamento estiver esbranquiçado, passe uma lã de aço no local e depois lustre a superfície levemente, no sentido do desenho da madeira. Depois aplique o lustra-móveis e lustre a madeira novamente.

Se a limpeza com o detergente não der certo, use um solvente para limpar a madeira. A limpeza com solvente é o último recurso a ser considerado porque pode danificar o acabamento. Use líquidos minerais ou essência de terebintina em qualquer acabamento; use álcool desnaturado em verniz ou laca. Não use álcool em goma-laca ou em mistura de goma-laca com laca. Trabalhe em uma área bem ventilada e aplique o solvente com tecido (uma estopa ou uma toalha velha). Depois retire o limpador de madeira com outro pano. Finalmente, aplique o lustra-móveis e outra vez lustre levemente a madeira.

A limpeza com detergente e solvente também pode ser usada para rejuvenescer móveis de vime e palha. Use as mesmas técnicas já mencionadas, mas com cuidado especial para não usar muita água. Deixe o móvel secar completamente; se possível, no sol. Se o acabamento estiver muito fino ou gasto, aplique uma ou duas camadas de verniz spray, com cuidado para cobrir por igual todo o vime ou a palha. Deixe o novo acabamento secar por vários dias antes de usar o móvel.

Se o acabamento de seus móveis estiver rachado, arranhado ou craquelado, você precisa encontrar uma opção que o faça ficar parecendo novo. Veja a próxima seção.

Fonte: Publications International, Ltd.


Copyright 2010 - CFC Restauração de Móveis - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved

Desenvolvido e Hospedado por Eu Quero Eu Posso Eu Faço